Sobre o HINTT 2018


“Digital Health – Are we Ready” foi o tema da 2ª edição do HINTT 2018, que voltou a ter lugar na Fundação Champalimaud, desta vez no dia 3 de outubro.

Gerd Leonhard foi o orador internacional escolhido e na sua apresentação – “The 7 Future Principles and what they mean for healthcare in the next decade” – retratou a necessidade de um balanço adequado entre o propósito humano e o progresso tecnológico, enfatizando o facto de que a humanidade irá mudar mais nos próximos 20 anos do que mudou nos últimos 300.


HINTT | Health Intelligent Talks & Trends 2018


A Sessão de Abertura do HINTT 2018 esteve a cargo de Nuno Vasco Lopes, presidente do Conselho de Administração da Glintt.

Nesta 2ª edição do HINTT foram apresentados os 10 finalistas do Prémio HINTT, com a entrega de quatro prémios aos vencedores das quatro categorias lançadas: Startup Innovation, Value Proposition, Clinical Outcomes e Patient Safety. Esta iniciativa de incentivo à inovação na área da saúde, promovida pela Glintt, tem como objetivo apoiar soluções que permitam uma maior eficiência do setor, com foco no cidadão e na melhoria das boas práticas de saúde a nível nacional.

Este ano, o HINTT teve ainda como oradores Arnau Valls Esteve, responsável pela inovação no Hospital Pediátrico de Sant Joan de Déu, em Barcelona, e Indra Joshi, responsável clínica dos programas de experiência digital do Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido.

Filipa Fixe, administradora da Glintt para a área da Saúde, não hesitou em fazer um balanço positivo deste evento, afimando que “a tecnologia aplicada ao setor da saúde é o mote para haver mais equidade a custos controlados e melhores resultados em saúde”.


Prémio HINTT 2018


Oradores

Gerd Leonhard

The Future Agency

O futurista alemão que nasceu em Bona, na Alemanha, onde estudou Filosofia e Teologia, e que fundou a The Future Agency veio ao HINTT falar sobre “Os sete princípios do futuro” e o que significam para o setor da saúde na próxima década. Abordou também o paradigma “Humanidade – tecnologia: o que farão as máquinas e que papel terá o homem?”. A ideia passou por explorar o confronto entre a máquina e a humanidade, o que, nas palavras de Leonhard, vai fazer com que todas as outras revoluções industriais parecerem algo como um jardim-de-infância. Um dos princípios citados por Gerd durante o HINTT 2018 está relacionado com o emprego de cada um: “Se o vosso emprego consistir em algo rotineiro, podem ter a certeza que este passará a ser desempenhado por máquinas no futuro”. O que nos diferencia das máquinas são as emoções, a criatividade, a imaginação, a ética, entre outras características e são estas que nos tornam humanos.


Arnau Valls

Hospital Sant Joan de Déu

Arnau Valls Esteve é o responsável pela área de Inovação e Desenvolvimento do Hospital Pediátrico de Sant Joan de Déu, em Barcelona, uma unidade de saúde que está no top 3 na prestação de cuidados a nível mundial. É a unidade hospitalar líder na área pediátrica em Espanha.


Indra Joshi

NHS – UK

Indra Joshi é a responsável clínica dos programas de experiência digital do NHS England (o sistema nacional de saúde do Reino Unido) e partilhou com os presentes do HINTT 2018 como é feita a aproximação ao utente e aos profissionais de saúde nas unidades em que é responsável.


Reveja os melhores momentos
do HINTT 2018