Sobre o HINTT 2019

Evento anual subordinado à área da Saúde, com a Fundação Champalimaud como palco desde a sua primeira edição, em outubro de 2017. Este ano, a 3ª edição volta a ter lugar dia 03 de outubro, abrindo uma vez mais, alas à partilha de conhecimento e à reflexão do futuro do estado da saúde, a nível nacional e internacional, tendo como foco o cidadão e a tecnologia.


HINTT | Health Intelligent Talks & Trends 2019

O HINTT pretende explorar o papel cada vez mais interventivo do doente, tanto na prevenção, como na monitorização da sua saúde e/ou na gestão da doença. O objetivo é fazer com que o sistema  de saúde se ajuste e que surjam novos modelos de prestação, mais assentes no mobile, no contacto à distância, na inteligência artificial, resultando num maior ajuste dos hospitais para a criação dos smart hospitals. 

O papel da tecnologia na gestão e prevenção da doença, antecipando-a e promovendo a saúde através de meios tecnológicos; o poder revolucionário da inteligência artificial no futuro da prestação de cuidados de saúde; e a reforma dos sistemas de saúde em resposta aos desafios da medicina personalizada, reunindo equipas multidisciplinares e tecnológicas na abordagem à doença, foram os temas que – na opinião do setor da Saúde em Portugal – melhor refletem as necessidades do mesmo*. Estes servirão de base de discussão do HINTT 2019.
*dados resultantes dos questionários enviados por email a clientes, na 1ª e 2ª edições do HINTT.


Prémio HINTT 2019


Oradores

Rudy de Waele

Futurista, Humanista e Estratega

“O futurismo não é sobre prever o que vai acontecer, mas criar consciência das escolhas que temos para decidir que futuro queremos”

O HINTT 2019 traz a palco o orador internacional Rudy de Waele. Futurista, humanista, orador principal, gestor de conteúdo e autor de vários livros, Rudy de Waele desenvolve estratégias para marcas globais, empreendedores, startups, empresas e organizações, usando novas metodologias para re-inventar e transformar os mais variados negócios.

Dia 3 de outubro, Rudy irá falar sobre Como as Tecnologias Exponenciais estão a Impactar o nosso Sistema de Saúde, respondendo ao que o futuro nos reserva…

– Qual será a realidade que os modelos de negócio no setor da saude deverão seguir?
– Como inovar na sua empresa e indústria?
– Como moldar a sua visão futura baseada em valores humanos fortes?
– Como construir uma liderança consciente em saúde?
– Como desenvolver um modelo consciente de negócios e inovação?


Jan-Philipp Beck

CEO e presidente do Conselho de Administração do EIT Health

Jan-Philipp Beck é um apaixonado pela transformação dos cuidados de saúde. Tem como objetivo primordial ultrapassar as necessidades em saúde dos cidadãos europeus, através da rede de contactos de cerca de 140 parceiros, com vista à entrega de soluções com potencial para transformar os resultados em saúde em toda a Europa.

O EIT Health é um consórcio europeu que reúne parceiros da área da saúde (empresas, universidades, unidades de saúde) que pretende melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, aumentar a competitividade deste setor na Europa e contribuir para a sustentabilidade dos sistemas de saúde.

Beck teve o seu primeiro contacto com o EIT Health pela Deloitte e posteriormente, pela EY, onde adquiriu uma vasta experiência no desenvolvimento e implementação de I&D e projetos de inovação, aplicáveis à indústria, universidades e centros de investigação. É mestre em Ciência Política, Economia e Literatura Inglesa pela Eberhard Karls Universität Tübingen, na Alemanha. Entre 2008 e 2011 foi Diretor Executivo do Parlamento Europeu da Juventude, um projeto educacional da Schwarzkopf-Stiftung em Berlim, onde teve a oportunidade de acompanhar o trabalho da organização, colocando em contacto mais de 30 000 jovens por ano em 34 países.


Jong Soo (Jacob), CHOI

Samsung Medical Center, South Korea

Quando o Samsung Medical Center (SMC), um hospital de referência da Coreia do Sul, abriu em 1994, mudou o paradigma da medicina com a implementação de conceitos avançados centrados no paciente e no seu bem-estar.
O seu principal objetivo passa por colocar a inovação médica ao serviço dos pacientes, apresentando-se como um centro de excelência global no estudo e promoção dos cuidados de saúde. A visão do SMC de um hospital de futuro é a de uma instituição médica pública com elevado contributo social.

Jacob Choi é um orador experiente, convidado para vários eventos na área de Healthcare, tal como o Global Healthcare Cloud Trend – baseado na Conferência HIMSS 2018. Com mais de 25 anos de experiência em Healthcare, Choi ingressou no Samsung Medical Center (SMC) aquando da sua abertura, em 1994, sendo atualmente o responsável do Sistema de Informações Hospitalares (HIS) do SMC.

O nosso orador internacional é professor visitante do Departamento de Saúde Digital do Instituto Avançado da Samsung de Ciências da Saúde e Tecnologia (SAIHST) da Universidade SungKyunKwan (SKKU) desde 2016. Está envolvido em projetos de TI de saúde em toda a Coreia e foi premiado pelo Ministro da Saúde e Bem-Estar em 2013, pela contribuição na implementação de uma rede de Tuberculose em todo o país. Liderou vários projetos de next generation, sempre focados em estratégias de digitalização. Publicou vários artigos sobre experiências na adoção de tecnologia emergente em meios de comunicação de renome, tais como IJMI, JMIR, HIR, entre outros. Os tópicos incluem registos médicos eletrónicos, registos pessoais de saúde, soluções móveis, análise de utilização de medicamentos, sistema wireless de monitoramento de pacientes e RFID.


Reveja os melhores momentos
do HINTT 2019