Prémio Hintt

13 DE OUTUBRO DE 2022

Dias
Horas
Minutos
Segundos

O Prémio HINTT | Maturidade Digital pretende reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção das tecnologias de informação e comunicação (TIC), com vista à aproximação de um ambiente paperless conducente a ganhos relevantes para a segurança do doente, apoio à decisão clínica e eficiência global.

E este ano temos uma novidade! O Born from Knowledge Awards, da Agência nacional de Inovação (ANI), une-se ao Prémio HINTT como uma nova categoria!

A nova categoria “BfK Awards” visa distinguir os projetos que “nasçam do conhecimento” e as empresas que mais se destaquem em atividades de I&D, e será entregue a um dos 10 finalistas. 

De ressalvar a diferença das já existentes categorias, na medida em que esta não é uma categoria à qual se devam submeter projetos, mas sim um prémio extra que um dos projetos finalistas está habilitado a receber. Ou seja, pode ser entregue a um finalista ou a um dos 4 vencedores.

2022 traz não 4, mas 5 categorias de prémios! 

CATEGORIAS

Startup
Innovation

Adoção de estratégias focadas na eficiência de cuidados de saúde, baseadas nos sistemas de informação, que apoiam a tomada de decisão e colocam o doente no centro do sistema.

As candidaturas submetidas devem focar-se nas principais vantagens e resultados baseados na eficiência.

Value
Proposition

Adoção de estratégias focadas na eficiência de cuidados de saúde, baseadas nos sistemas de informação, que apoiam a tomada de decisão e colocam o doente no centro do sistema.

As candidaturas submetidas devem focar-se nas principais vantagens e resultados baseados na eficiência.

Clinical
Outcomes

Medidas de promoção e avaliação dos resultados em saúde, baseados na experiência do doente e no profissional de saúde, que priorizem a escolha do doente e as melhores práticas baseadas em evidência.

As candidaturas submetidas podem focar-se em procedimentos clínicos alinhados com a melhoria de resultados que permitam identificar as entidades dedicadas à prestação de cuidados de saúde, com real impacto na vida dos doentes, assim como criar oportunidades de benchmarking entre e nos cuidados de nível secundário.

Patient
Safety

Implementação das TIC para apoio às melhores práticas de melhoria da segurança do doente.
Inclui a aproximação dos instrumentos de gestão e os processos de governação clínica, com vista à promoção da segurança do doente, através da transformação digital e partilha de informação clínica.

As candidaturas submetidas podem focar-se num único nível de prestação de cuidados ou na coordenação e integração dos cuidados entre diferentes prestadores de saúde.

BfK
Awards

O Born from Knowledge – Awards reconhece projetos e empresas “nascidas do conhecimento” e que mais se destaquem em atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D), nomeadamente colaborativa.

É um prémio especial atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI) em alguns dos mais prestigiados concursos e/ou prémios de inovação em Portugal.

Ganhar a peça de arte “Árvore do Conhecimento”, da autoria do artista Leonel Moura, é sinónimo de excelência científica e de relevância social e económica. Desde 2017, que a ANI já entregou mais de 39 troféus. Saiba mais sobre o BfK aqui.

membros do júri

José Martins Nunes

Presidente do Júri 

Alto Comissário para o World Health Summit

Organizador do Regional Meeting Coimbra 2018 (2017 a maio de 2018)

Primeiro Presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (2011-2017)

Presidente do Comitê de Recolha de Fundos da Associação Dignitude

Nuno Sousa

Membro do Júri

Presidente da escola de medicina da Universidade do Minho

Neurorradiologista e desde sempre ligado à Investigação e aconselhamento na área da Saúde, Nuno Sousa ocupa também o cargo de Diretor do Centro Clínico Académico no Hospital de Braga, tendo coordenado vários projetos de investigação a nível nacional e internacional.

É coordenador do Domínio de Investigação na Neurociência do Instituto de Investigação em Ciências de Vida e Saúde da Universidade do Minho, sendo que muito do seu trabalho se debruça sobre o impacto do envelhecimento e stress na cognição e em problemas neuropsiquiátricos. Publicou mais de 300 artigos e desempenha vários cargos ligados à saúde, investigação e aconselhamento na área. Foi ainda Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências e Presidente do Conselho Científico das Ciências da Vida e da Saúde da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Ana Paula Martins

Membro do Júri

Farmacêutica, ex Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos e atual Diretora de Assuntos Governamentais da Gilead Sciences 

Professora de Farmacoepidemiologia na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa há mais de 20 anos, Ana Paula Martins é membro do júri do Prémio HINTT. 
Começou a sua carreira na ANF – Associação Nacional das Farmácias – em 1994, onde assumiu a Direção das Unidades de Farmacoepidemiologia, Centro de Informação sobre o Medicamento e Cuidados Farmacêuticos até 2006, ano em que integrou a Merck Sharp & Dohme como Diretora de Assuntos Externos, responsável pelas áreas de Acesso ao Mercado, Pesquisa de Resultados e Política do Medicamento. Doutorada em Farmacoepidemiologia e Pesquisa de Resultados (2005), com Mestrado em Epidemiologia (1995) e licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Lisboa (1990), Ana Paula Martins foi Adjunta do Ministro da Educação entre 1993-1994 e Secretária-Geral da Ordem dos Farmacêuticos entre 1990-1992.

Jorge Penedo

Membro do Júri 

Vice-presidente do Conselho Regional do Sul

Cirurgião e especialista na área de colorretal e GIST, Jorge Penedo possui um vasto curriculum na área da Saúde, sempre ligado à Medicina e à Consultoria. Foi assessor do Ministério Português da Saúde, membro do Comité Nacional de Avaliação de Drogas e membro do Comité Nacional de Ética.
Editor da Revista Portuguesa de Cirurgia, assistente de cirurgia e presidente da Associação de Alunos da Nova Medical School da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e professor da unidade curricular de gestão e clinical governance.

Maria Belém

Maria de Belém Roseira

Membro do Júri

Jurista na Priorikey

Maria de Belém Roseira é atualmente Jurista na Priorikey. Foi Ministra da Saúde, Ministra para a Igualdade e ex Deputada em várias Legislaturas e Presidente da Assembleia Mundial de Saúde da Organização Mundial de Saúde.