Prémio Hintt

INSCREVA-SE ATÉ 3o de junho de 2021

Dias
Horas
Minutos
Segundos

O Prémio HINTT | Maturidade Digital pretende reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) com vista à aproximação de um ambiente paperless conducente a ganhos relevantes para a segurança do doente, apoio à decisão clínica e eficiência global.

AS CATEGORIAS DE 2021

Startup
Innovation

Adopção de estratégias focadas na eficiência de cuidados de saúde, baseadas nos sistemas de informação, que apoiam a tomada de decisão e colocam o doente no centro do sistema.

As candidaturas submetidas devem focar-se nas principais vantagens e resultados baseados na eficiência.

Value
Proposition

Adopção de estratégias focadas na eficiência de cuidados de saúde, baseadas nos sistemas de informação, que apoiam a tomada de decisão e colocam o doente no centro do sistema.

As candidaturas submetidas devem focar-se nas principais vantagens e resultados baseados na eficiência.

Clinical
Outcomes

Medidas de promoção e avaliação dos resultados em saúde, baseados na experiência do doente e no profissional de saúde, que priorizem a escolha do doente e as melhores práticas baseadas em evidência.

As candidaturas submetidas podem focar-se em procedimentos clínicos alinhados com a melhoria de resultados que permitam identificar as entidades dedicadas à prestação de cuidados de saúde, com real impacto na vida dos doentes, assim como criar oportunidades de benchmarking entre e nos cuidados de nível secundário.

Patient
Safety

Implementação das TIC para apoio às melhores práticas de melhoria da segurança do doente.
Inclui a aproximação dos instrumentos de gestão e os processos de governação clínica, com vista à promoção da segurança do doente, através da transformação digital e partilha de informação clínica.

As candidaturas submetidas podem focar-se num único nível de prestação de cuidados ou na coordenação e integração dos cuidados entre diferentes prestadores de saúde.

membros do júri

José Martins Nunes

Presidente do Júri 

Alto Comissário para o World Health Summit

Organizador do Regional Meeting Coimbra 2018 (2017 a maio de 2018)

Primeiro Presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (2011-2017)

Presidente do Comitê de Recolha de Fundos da Associação Dignitude

Nuno Sousa

Membro do Júri

Presidente da escola de medicina da Universidade do Minho

Neurorradiologista e desde sempre ligado à Investigação e aconselhamento na área da Saúde, Nuno Sousa ocupa também o cargo de Diretor do Centro Clínico Académico no Hospital de Braga, tendo coordenado vários projetos de investigação a nível nacional e internacional.

É coordenador do Domínio de Investigação na Neurociência do Instituto de Investigação em Ciências de Vida e Saúde da Universidade do Minho, sendo que muito do seu trabalho se debruça sobre o impacto do envelhecimento e stress na cognição e em problemas neuropsiquiátricos. Publicou mais de 300 artigos e desempenha vários cargos ligados à saúde, investigação e aconselhamento na área. Foi ainda Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências e Presidente do Conselho Científico das Ciências da Vida e da Saúde da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Ana Paula Martins

Membro do Júri

Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos

Professora de Farmacoepidemiologia na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa há mais de 20 anos, Ana Paula Martins é membro do júri do Prémio HINTT 2018.
Começou a sua carreira na ANF – Associação Nacional das Farmácias – em 1994, onde assumiu a Direção das Unidades de Farmacoepidemiologia, Centro de Informação sobre o Medicamento e Cuidados Farmacêuticos até 2006, ano em que integrou a Merck Sharp & Dohme como Diretora de Assuntos Externos, responsável pelas áreas de Acesso ao Mercado, Pesquisa de Resultados e Política do Medicamento. Doutorada em Farmacoepidemiologia e Pesquisa de Resultados (2005), com Mestrado em Epidemiologia (1995) e licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Lisboa (1990), Ana Paula Martins foi Adjunta do Ministro da Educação entre 1993-1994 e Secretária-Geral da Ordem dos Farmacêuticos entre 1990-1992.

Jorge Penedo

Membro do Júri 

Vice-presidente do Conselho Regional do Sul

Cirurgião e especialista na área de colorretal e GIST, Jorge Penedo possui um vasto curriculum na área da Saúde, sempre ligado à Medicina e à Consultoria. Foi assessor do Ministério Português da Saúde, membro do Comité Nacional de Avaliação de Drogas e membro do Comité Nacional de Ética.
Editor da Revista Portuguesa de Cirurgia, assistente de cirurgia e presidente da Associação de Alunos da Nova Medical School da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e professor da unidade curricular de gestão e clinical governance.

António Ferreira

Membro do Júri

Presidente da Comissão Nacional para os Centros de Referência

Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (regente das unidades curriculares de Gestão em Saúde e Marketing em Saúde), António Ferreira é atualmente médico do Centro Hospitalar Universitário de São João (Medicina Interna) e Presidente da Comissão Nacional para os Centros de Referência.”