Conheça os Finalistas do Prémio HINTT 2019

Conheça os Vencedores do Prémio HINTT 2019

Peekmed

Categoria: Startup Innovation

Entidade: Peekmed | Projeto: Peekmed

Dispositivo médico baseado em software que permite ao médico ortopedista perceber, com extremo detalhe, qual o problema do paciente a 3D e simular diferentes soluções até atingir a ótima.

“Estamos a começar a atacar mercados europeus e internacionais, nomeadamente na América. Desta forma, o Prémio HINTT pode-nos ajudar a “pôr o pé” em algum destes mercados, para que possamos perceber quais são as suas necessidades e como podemos delinear a estratégia. Porque do ponto de vista do paciente, com o nosso projeto, poderá recuperar das cirurgias ortopédicas mais rapidamente, melhorando a sua qualidade de vida”.

Categoria: Clinical Outcomes

Entidade: NOVA.ID.FCT | Projeto: VR4Neuropain

Luva inteligente que combina feedback tátil na interação com realidade virtual, assim como recolha de bio sinais, permitindo reabilitação e fisioterapia baseadas nas novas tecnologias.


A nossa solução traz um paradigma novo na área da reabilitação, pois é uma abordagem centrada na pessoa e integra a realidade virtual. Com esta ferramenta temos feedback em tempo real, o que permite perceber a evolução do paciente e também a componente da gamificação. E, por isso, o Prémio HINTT traz ainda mais valor, pois permite divulgar o projeto, validar a solução e vai permitir-nos finalizar o processo de validação”.

Categoria: Patient Safety

Entidade: Hospital Lusíadas de Lisboa | Projeto: FarmaTrack

Solução barcode que permite fazer o circuito fechado do medicamento, eliminando o risco clínico e aumentando a segurança do doente relativamente a doses, horários e tipos de medicação.

“O projeto apresenta vantagens para os cuidados de saúde, pois permitirá a redução do erro humano na administração de medicamentos. Possibilitará também aos profissionais de saúde uma maior humanização do atendimento, garantindo uma melhor experiência e segurança dos pacientes. Desta forma, o Prémio HINTT reforça a qualidade dos serviços de saúde que prestamos nos hospitais, destacando a importância do uso da tecnologia no setor da saúde. Esta distinção acaba por motivar uma aposta contínua na adoção da tecnologia ao serviço dos nossos clientes”.

Categoria: Value Proposition

Entidade: Centro Hospitalar São João (em parceria com a Faculdade de Medicina do Porto e a Priberam) | Projeto: Digital Patient

Projeto que agrega informação clínica do doente dispersa nas várias plataformas e em vários formatos, compila-a e retira o que é clinicamente mais relevante.

“Este é um projeto que tenta apresentar às equipas médicas toda a informação clínica, de forma automática e simples, enaltecendo as informações mais relevantes e palavras-chave das patologias. É algo nunca antes feito e que nós começámos a implementar este ano. Por isso, o Prémio HINTT permite-nos criar outros produtos a partir do projeto inicial e implementá-lo noutras instituições”.